Protocolo KNX

A AIDOMOTIC implementa soluções de domótica baseada principalmente no protocolo KNX, usando dispositivos KNX de vários fabricantes. Não está limitada a nenhum fabricante em específico. Também usa outros protocolos, nomeadamente Ethernet IP, MQTT, Modbus, etc, para interligar dispositivos que se ligam via Wifi. Através de gateways, todos os dispositivos comunicam e trocam dados entre si.

Dentro do protocolo KNX, usamos diversos meios de comunicação: o sistema TP (cabo bus twisted pair – mais comum), em RF (radiofrequência) ou PL (powerline).

No sistema KNX, um único cabo de 2 fios conecta em bus, sensores, controladores e atuadores, correndo paralelamente à instalação elétrica tradicional. O BUS KNX é imune a interferências eletromagnéticas, garantindo que os pacotes de dados circulam entre os dispositivos sem serem comprometidos.

Quais as vantagens de uma casa com domótica KNX?

Norma internacional: O KNX é um standard internacional que, embora exista desde os anos 90 do século XX, está preparado para o futuro. O padrão KNX foi aprovado pelo CENELEC (Comité Europeu de padronização eletrotécnica) conforme o padrão europeu para sistemas eletrónicos de casa e edifícios como parte da EN50090. O padrão KNX tem também protocolo aprovado pelo CEN (EN13321-1 para a multimédia e protocolo EN13321-2 para KNXnet/IP). No final de 2006, KNX foi também validada como standard mundial (ISSO/IEC 14543-3-1 a 7). Além disso, em Maio de 2013, a tecnologia KNX foi aprovada como standard chinês (GB/T 20965). KNX também foi validada nos EUA como ANSI/ASHRAE 135. Em novembro de 2019, KNX IP Secure foi reconhecido como entidade padrão de segurança internacional, o EN ISO 22510. Este padrão ISO contempla a comunicação de dados para a automação e gestão de edifícios seguro KNXnet/IP.

Sistema aberto: O KNX é um sistema aberto aos fabricantes de equipamento eletrónico. Existem mais de 500 fabricantes de dispositivos KNX. Todos os dispositivos são compatíveis entre si, uma vez que partilham o mesmo protocolo de comunicação. Esta é a melhor garantia de que existe sempre uma ampla gama de produtos no mercado e novos produtos irão continuamente surgir.

Longevidade: Apesar de a tecnologia estar sempre a evoluir, todos os produtos, independentemente da data da sua saída para o mercado, conseguem comunicar uns com os outros. A diferença, a existir, estará ao nível das funcionalidades apresentadas. O primeiro produto KNX que foi lançado para o mercado é compatível com o produto mais recente que tenha sido lançado.

Produtos de elevada qualidade: Quando um fabricante aposta o logo “KNX” nos seus produtos, isto significa que estes foram sujeitos a intensos testes de fiabilidade e qualidade em laboratórios acreditados pela KNX.org. O próprio fabricante tem de estar certificado.

Liberdade na escolha do instalador: Com um sistema KNX não fica preso a nenhum instalador em específico. Qualquer instalador KNX Partner lhe garante assistência ao seu sistema.

Expansibilidade: A domótica da sua casa pode receber novas funções e novos equipamentos bastando ligar os novos à rede existente. Depois bastará configurar e programar as funções dos novos equipamentos, que podem interagir com a instalação existente. Estes novos equipamentos não necessitam de ser exclusivamente KNX pois, como vimos, através de gateways, podemos colocar diversos equipamentos não KNX a comunicar com KNX. Esta é a beleza do próprio sistema e da domótica atual: ter os mais diversos equipamentos a comunicar de forma fiável entre si, de modo a tirar todas as vantagens dos sistemas atuais.

Para mais informações visite www.knx.org

Placeholder Picture
Placeholder Picture
Placeholder Picture

A nossa experiência



Placeholder Picture

Siga-nos no Linkedin

Zona Industrial do Roligo
Rua de 25 Abril, 313, Sala 116
4520-115 Espargo

Tel. +351 96 903 3806
e-mail: hugo.sousa@aidomotic.pt

Copyright AIDOMOTIC 2025 | Todos os direitos reservados

Política de privacidade                    Política de cookies