MAIS SOBRE DOMÓTICA

O que é a domótica?

A domótica é um conjunto de tecnologias que permitem automatizar os diversos componentes de uma instalação elétrica e os recursos técnicos de uma habitação, escritório, hotel, etc..

O que a domótica permite fazer?

A domótica permite, entre outras coisas:

1. Automatizar a Iluminação, incluindo luzes de intensidade regulável, cor e intensidade de lâmpadas LED ou fitas LED. Por exemplo:

- Pode definir que toda a iluminação se desligue quando sai de casa e que alguns circuitos se liguem quando entra em casa;

- Pode ligar luzes quando detetar presença nos compartimentos e desligar após não mais detetar presença. Se deixar de detetar presença, mas estiver alguém dentro do compartimento, basta a pessoa se mexer para que a luz volte a ligar.

- Criar cenários com fitas LED que alteram a sua cor em função do tempo ou em função de eventos específicos;

- Ligar e desligar luzes aleatoriamente, simulando presença na habitação, caso esteja ausente ou de férias;

- Aumentar ou diminuir o brilho das lâmpadas reguláveis de acordo com as necessidades do momento, permitindo a poupança de energia e maior conforto na habitação.

Placeholder Picture

2. Automatizar tomadas:

- Qualquer coisa que esteja ligada nessa tomada (candeeiro, eletrodoméstico, etc) passa a comportar-se como um equipamento inteligente, de acordo com as programações efetuadas;

3. Automatizar estores e brisas solares:

- Pode definir que os estores ou brisas solares se abram automaticamente com o nascer do sol ou numa hora específica. Os estores podem abrir progressivamente ou totalmente, sendo que o utilizador pode alterar o modo a qualquer momento. No caso das brisas solares é possível controlar o ângulo de incidência das lâminas.

- Pode alterar esta rotina em função do dia da semana (função ou hora diferente ao fim de semana) ou caso esteja de férias na sua casa ou ausente da habitação. O mesmo acontece para o fecho dos estores.

- O comportamento dos estores pode acompanhar as necessidades de aquecimento ou arrefecimento da sua habitação. No inverno, num dia de sol, os estores vão abrir totalmente para potenciar a entrada de sol na casa, garantindo aquecimento sem custos. Quando o sol não mais incidir na fachada, o estore fecha para ajudar a manter o calor dentro da habitação. Situação contrária se irá passar no verão. Num dia de calor, com incidência solar na fachada, os estores vão manter-se fechados, mantendo o calor do lado de fora. Quando o sol já não incidir na fachada o estore pode ser aberto, garantindo a luminosidade na habitação.

4. Automatizar a abertura e fecho de portas e portões:

- Imagine chegar a casa e o portão abrir automaticamente através da geolocalização do seu telemóvel, sem necessitar de carregar em nenhum botão.

- Imagine abrir a porta de entrada através de um código PIN e nunca mais necessitar de chaves;

- Imagine que os seus convidados entram na sua propriedade através da deteção da matrícula do automóvel, bastando ativar o modo de convidado no painel de controlo do sistema.

Placeholder Picture

5. Controlo do AVAC:

- Com o sistema de domótica, a temperatura da sua casa passa a ser gerida pela própria domótica que, para além do controlo das proteções solares, passa a gerir o sistema fotovoltaico, o ar condicionado, o piso radiante, o aquecimento das AQS, etc.

- Assim, a temperatura dos compartimentos é regulada caso haja presença nesse compartimento. Caso contrário não faz sentido gastar energia para controlar a temperatura.

- No entanto, se quiser que a sua casa esteja toda à temperatura que gosta, o sistema pode entrar em funcionamento, por exemplo 2 horas antes da chegada prevista a casa.

- Se abrir uma janela num compartimento climatizado, o sistema desliga a climatização até que a janela seja fechada, garantindo que não desperdiça energia.

- Quando entra na casa de banho, o sistema coloca o retorno da água quente da bomba de calor ou termoacumulador em funcionamento e assim, quando abrir a água quente, ela já está disponível na torneira, maximizando a poupança de água

Placeholder Picture

6. Prevenção de incêndios, corte de água e gás:

- Se, por algum motivo, iniciar um incêndio na sua casa, este será detetado por detetores de fumo, despoletando um alarme na habitação. Receberá uma notificação no telemóvel. A domótica pode desligar os circuitos de tomadas e abrir os estores para mais fácil evacuação da habitação.

- Caso haja uma fuga de água, detetável por sensores de inundação colocados no piso dos compartimentos, o sistema pode ativar uma válvula de corte geral da água da habitação, para além de o avisar via telemóvel. Assim garante que a casa não fica inundada.

- Do mesmo modo, caso haja uma fuga de gás, o sistema corta o fornecimento de gás à habitação, para além de ativar o alarme e impedir o acionamento de qualquer circuito controlado pelo sistema. Se estiver fora de casa, receberá uma notificação no telemóvel.

Placeholder Picture

7. Automatizar a rega:

- O sistema opera as válvulas de rega dos jardins exteriores, de acordo com os dados da meteorologia. Assim, se tiver chovido nas últimas horas, o sistema não aciona a rega. O sistema também pode ser programado de forma distinta em função da estação do ano.

8. Interagir com dispositivos “inteligentes”:

- Hoje em dia já nos habituamos a ter eletrodomésticos inteligentes em casa. Imagine que estes passam a comunicar com a aplicação que gere o sistema de domótica. Todas as funções inteligentes de vários dispositivos passam a ficar centralizadas na mesma aplicação, com a vantagem de ser controlada por esta. Desta forma, a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça só se ligam caso haja produção de energia pelos painéis fotovoltaicos. Quando terminam o ciclo de lavagem, soa uma voz pelas colunas da casa informando-a/o do sucedido. A máquina de café começa a preparar o seu cappuccino quando chegar de manhã à sala. A televisão é comandada pela sua voz. Os consumos de energia passam a estar disponíveis na aplicação e no seu telemóvel. Etc, etc…

9. Controlar o acesso à sua casa:

- Pode ver quem tocou à campainha, através do seu videoporteiro, que lhe liga para o telemóvel, quer esteja sentro ou fora de casa.

- Pode abrir a porta para receber uma encomenda, mesmo estando do outro lado do mundo, em tempo real.

- Pode criar senhas de acesso à sua casa e cancelá-las a qualquer momento.

- Pode ver as imagens das câmaras de videovigilância em tempo real e aceder às gravações dos últimos dias.

Placeholder Picture

10. Alarme de intrusão:

- Quando sai de casa, o alarme liga-se e controla todos os sensores de presença e sensores das janelas e portas. Todos os interruptores da casa ficam desativados. Caso seja detetada uma intrusão, além de receber uma mensagem no seu telemóvel, a sirene vai disparar, todos os estores irão abrir e as luzes da casa podem entrar em modo “pisca - intermitente”. Isto destina-se a assustar o mais possível os ladrões.

11. Controlar a sua mediateca:

- Ouça a sua playlist favorita na sala ou na suite, enquanto que os seus filhos ouvem a música deles no seu quarto. Ou veja um filme na TV da sala, com o sistema a regular automaticamente as luzes e estores para maior conforto.

12. Fazer a gestão centralizada da sua habitação local ou remotamente:

- Acedendo à aplicação Homeassistant (gratuita), pode ver em tempo real o estado da sua casa. Que luzes estão ligadas, como estão os estores, quem está em casa, que portas estão abertas, a temperatura e humidade dos vários compartimentos, etc. A aplicação corre num pequeno computador dentro de sua casa e pode ser acedido a partir de qualquer browser.

- Pode comandar qualquer dispositivo conectado à aplicação. Pode alterar programações, rotinas e cenários em função das suas necessidades.

- Pode usar um tablet que já não usa como interface de acesso ao sistema, acessível em qualquer lugar da sua casa. Também pode optar por painéis táteis capacitivos de vários fabricantes.

- Se estiver foram de casa, aceda ao sistema via VPN para total segurança e conforto. A mesma VPN pode ser usada para programação remota e diagnóstico do sistema.

13. Usar interruptores inteligentes

- Na sua habitação pode usar interruptores tradicionais ou inteligentes. Há vários tipos de interruptores inteligentes. Os mais básicos permitem reconhecer um toque curto e um toque longo, além de possuirem função "toggle", isto é, desligam ou ligam uma luz ou tomada consoante ela está acesa ou apagada. Um interruptor de 4 teclas permitirá ter 8 funções. Poderá também usar interruptores com ecran OLED em locais específicos da casa, que permitem controlar e visualizar uma série de funções a seu gosto.

Quais os protocolos usados na domótica?

A AIDOMOTIC implementa soluções de domótica baseada principalmente no protocolo KNX, usando dispositivos KNX de vários fabricantes. Não está limitada a nenhum fabricante em específico. Também usa outros protocolos, nomeadamente Ethernet IP, MQTT, Modbus, etc, para interligar dispositivos que se ligam via Wifi. Através de gateways, todos os dispositivos comunicam e trocam dados entre si.

Dentro do protocolo KNX, usamos diversos meios de comunicação: o sistema TP (cabo bus twisted pair – mais comum), em RF (radiofrequência) ou PL (powerline).

No sistema KNX, um único cabo de 2 fios conecta em BUS, sensores, controladores e atuadores, correndo paralelamente à instalação elétrica tradicional. O BUS KNX é imune a interferências eletromagnéticas, garantindo que os pacotes de dados circulam entre os dispositivos sem serem comprometidos.

Quais as vantagens de uma casa com domótica KNX?

Norma internacional: O KNX é um standard internacional que, embora exista desde os anos 90 do século XX, está preparado para o futuro. O padrão KNX foi aprovado pelo CENELEC (Comité Europeu de padronização eletrotécnica) conforme o padrão europeu para sistemas eletrónicos de casa e edifícios como parte da EN50090. O padrão KNX tem também protocolo aprovado pelo CEN (EN13321-1 para a multimédia e protocolo EN13321-2 para KNXnet/IP). No final de 2006, KNX foi também validada como standard mundial (ISSO/IEC 14543-3-1 a 7). Além disso, em Maio de 2013, a tecnologia KNX foi aprovada como standard chinês (GB/T 20965). KNX também foi validada nos EUA como ANSI/ASHRAE 135. Em novembro de 2019, KNX IP Secure foi reconhecido como entidade padrão de segurança internacional, o EN ISO 22510. Este padrão ISO contempla a comunicação de dados para a automação e gestão de edifícios seguro KNXnet/IP.

Sistema aberto: O KNX é um sistema aberto aos fabricantes de equipamento eletrónico. Existem mais de 500 fabricantes de dispositivos KNX. Todos os dispositivos são compatíveis entre si, uma vez que partilham o mesmo protocolo de comunicação. Esta é a melhor garantia de que existe sempre uma ampla gama de produtos no mercado e novos produtos irão continuamente surgir.

Longevidade: Apesar de a tecnologia estar sempre a evoluir, todos os produtos, independentemente da data da sua saída para o mercado, conseguem comunicar uns com os outros. A diferença, a existir, estará ao nível das funcionalidades apresentadas. O primeiro produto KNX que foi lançado para o mercado é compatível com o produto mais recente que tenha sido lançado.

Produtos de elevada qualidade: Quando um fabricante aposta o logo “KNX” nos seus produtos, isto significa que estes foram sujeitos a intensos testes de fiabilidade e qualidade em laboratórios acreditados pela KNX.org. O próprio fabricante tem de estar certificado.

Liberdade na escolha do instalador: Com um sistema KNX não fica preso a nenhum instalador em específico. Qualquer instalador KNX Partner lhe garante assistência ao seu sistema.

Expansibilidade: A domótica da sua casa pode receber novas funções e novos equipamentos bastando ligar os novos à rede existente. Depois bastará configurar e programar as funções dos novos equipamentos, que podem interagir com a instalação existente. Estes novos equipamentos não necessitam de ser exclusivamente KNX pois, como vimos, através de gateways, podemos colocar diversos equipamentos não KNX a comunicar com KNX. Esta é a beleza do próprio sistema e da domótica atual: ter os mais diversos equipamentos a comunicar de forma fiável entre si, de modo a tirar todas as vantagens dos sistemas atuais.

Para mais informações visite www.knx.org

Como é que a AIDOMOTIC implementa domótica numa habitação?

A implementação de sistema de domótica exige por parte do proprietário alguns passos a considerar. Um sistema de domótica vai-se refletir nas rotinas diárias, sendo importante que este efetue uma pesquisa prévia para saber exatamente o que pretende com o sistema e saber como funciona a tecnologia. Assim estará munido de mais informação quando nos abordar para o efeito, embora tenhamos todo o gosto em lhe explicar como funciona todo o sistema.

Se você já leu o tópico sobre aquilo que a domótica pode fazer, já terá ficado com uma ideia concreta daquilo que pretende para a sua casa. Nenhum sistema de domótica é igual a outro já existente. Cada um reflete a personalidade que quem o vai usar. Por exemplo, para si pode fazer sentido o controlo total da iluminação e estores da sua habitação, mas outra pessoa pode dar mais valor ao controlo de dispositivos inteligentes e à segurança da casa.

Com esta informação, pode estabelecer um orçamento para a domótica da sua habitação e a AIDOMOTIC procurará as melhores soluções para implementar as funcionalidades requeridas por si em função do orçamento. Para além do projeto de domótica, a AIDOMOTIC implementa o projeto elétrico da habitação, que deverá ser executado por um eletricista, sempre com total apoio da AIDOMOTIC quando necessário.

A AIDOMOTIC estará presente quando o eletricista começa os trabalhos, a fim de aferir a sua correta implementação. Após o fim dos trabalhos de eletricidade, a casa pode receber uma pré-programação de modo a que os circuitos fiquem a funcionar, comandados pelos interruptores inteligentes até ao final da obra. Quando se mudar para a sua nova casa, a AIDOMOTIC programa toda a casa em função dos seus desejos. O sistema pode ser reavaliado e reprogramado em qualquer altura para atender os seus requisitos. Se o sistema dispuser de acesso via VPN implementado pela AIDOMOTIC, toda a programação pode ser feita sem que a AIDOMOTIC vá ao local. Deste modo evitam-se deslocações desnecessárias

Que garantias oferece o serviço da AIDOMOTIC?

Para além da vasta experiência em eletricidade e automação que a equipa da AIDOMOTIC possui, também tem a certificação KNX Partner. KNX Partner é a distinção atribuída aos parceiros, após terem frequentado com aproveitamento, um curso básico completo KNX, num centro de formação certificado pela própria organização.

A AIDOMOTIC é KNX Partner está registada na KNX.org com o nº 109645.

Ao optar pelos serviços de um KNX Partner, terá a garantia de que a sua instalação foi projetada programada e comissionada segundo normas bem definidas, assegurando a sua fiabilidade e qualidade, representando uma mais valia para si e valor acrescentado para a sua habitação.

Um sistema KNX pode ser implementado numa habitação já construída?

Sim. O sistema KNX pode ser instalado sem recurso a cabo BUS, através do meio RF, em que os dispositivos comunicam por radiofrequência. A instalação deve assegurar a existência de repetidores de sinal para que a comunicação não se perca. O sinal também pode ser transmitido usando a rede elétrica da habitação, através de Powerline. Por fim, é possível fazer a transmissão dos dados via WiFi, pelo meio seguro KNXnet/IP. Neste meio, a comunicação entre os dispositivos é encriptada.

Gostaria de ver alguns exemplos de aparelhagem KNX para o seu lar?

Nas hiperligações seguintes pode ver alguns exemplos de paralehagem com que trabalhamos.

MDT – pulsadores e operação centralizada:

https://www.mdt.de/en/smart-home/solutions/operation.html

Zennio – pulsadores táteis capacitivos:

https://www.zennio.com/products/knx/touchscreens-and-capacitive-touch-switches/capacitive-touch-switches

Zennio – ecrãs de visualização:

https://www.zennio.com/products/knx/touchscreens-and-capacitive-touch-switches/touchscreens

Iddero – ecrãs de visualização:

https://www.iddero.com/en/products

Shelly - medidores de consumo:

https://www.shelly.com/en/products/shop/shelly-pro-3em-120a

https://www.shelly.com/en/products/shop/shelly-plus-pm-mini

Hager – Aparelhagem mural:

https://hager.com/pt/catalogo/automatismos/tebis-knx/aparelhagem-mural-berker-knx

Bticino – Videoporteiro:

https://www.bticino.com/products-catalogue/classe-100-2-wires-audio-and-video-internal-units/

DoorBird – Videoporteiro:

https://www.doorbird.com/en/shop/

Câmaras e gravadores para videovigilãncia:

https://www.hikvision.com/en/products/

AIDOMOTIC, Lda

Zona Industrial do Roligo - Rua 25 de Abril, 313, Sala 116
4520-115 Espargo - Santa Maria da Feira
hugo.sousa@aidomotic.pt
Tel. (+351) 969033806